terça-feira, 30 de maio de 2017

CONSTRUÇÃO DE MAQUETE

Para a feira de profissões foi solicitado aos alunos do PIBID que construissem uma maquete para exposição no stand.
A proposta foi a seguinte: Os alunos deveriam construir uma sala de aula como gostariam que fosse, ou seja, criar uma sala de aula ideal na visão deles.

Ideias dos alunos:

  • As carteiras deveriam ser duplas, dessa forma os alunos estariam dispostos de forma mais organizada segundo eles.
  • O chão da sala foi dividido em pequenas lajotas, as quais seriam dispostas de várias cores, lembrando uma pista de dança.
  • Organizaram uma pequena estante em que foram dispostos livros, como uma mini biblioteca. 
  • A carteira do professor no centro da sala e um quadro um pouco maior do que já temos. 





PROJETO: "ALGORITMO DA DIVISÃO DE EUCLIDES COMO FERRAMENTA PARA JUSTIFICAR A NÃO DIVISÃO POR ZERO EM MATEMÁTICA"

OBJETIVO: Rever conceitos de divisão euclidiana, fenômenos periódicos, aritmética dos restos, múltiplos e divisores. Assim o intuito é levar aos alunos atividades e aulas diferenciadas, através de discussões, vídeos aulas, exercícios instigantes na metodologia de resolução de problemas, para que os mesmos consigam construir conjecturas próprias, concluindo o porquê da não divisão por zero em matemática.

METODOLOGIA: O trabalho foi aplicado com a turma de 9º ano no período contra turno. O mesmo foi planejado nos meses de setembro e outubro, sendo aplicado nos dias 09 a 23 de novembro de 2016, totalizando três encontros, e teve continuidade nos dias 23 de março à 20 de abril de 2017, tendo assim finalizado por finalizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
     Particularmente o tema nos pareceu muito interessante, pois nós como professoras em formação sempre buscamos resposta de como poderíamos explicar a um aluno se caso me perguntasse o porque não podemos dividir um número por zero de forma matemática, simples e convincente. Desta forma a proposta acarretou grande entusiasmo por parte das bolsistas. Outro ponto a destacar é trabalharmos com conceitos já vistos pelos alunos, conceitos muitas vezes mal formulados, mas que através do projeto poderão sanar algumas dessas dúvidas pertinentes. E o que importa é que os alunos construam e concluam a própria conjectura.
      Apesar do conteúdo ser conhecido pelos alunos, os mesmos apresentam dificuldades nos conceitos. Os exercícios são curiosos, e trabalham com exemplos e através dos exemplos leva à formalização, o que possibilita o aluno enxergar que são necessárias as formalizações em matemática para que usemos para todo caso e não restrito em apenas uma exemplo.
      Acredito que este projeto teve grande enriquecimento profissional, pois até mesmo ao professor formando esta é uma dúvida que se mantem. Além disso podemos acompanhar o entendimento que o aluno esteve construindo durante o projeto.             










DIA DA MATEMÁTICA - 05/05/2017


Dia da Matemática: O reinado das ciências Exatas

O dia da matemática no Colégio Estadual Castro Alves foi desenvolvido pelos bolsistas da escola Ana Paula Willms Capra, Cintia Bernardi, Lauren Isabely Cavali e Vagner Boese, e os bolsistas voluntários Jean, Aline e Félix que nos auxiliaram nas atividades, sob orientação da professora supervisora Evonete Olivo Badia. Foi desenvolvido em dois turnos, no período da manhã das 8h30 às 11h40 e no período da tarde das 14h30 às 17h20, com turmas de ensino fundamental do 6º ao 9º ano. As atividades foram realizadas em forma de Gincana, onde os alunos foram aglomerados no ginásio da escola. As turmas foram divididas em quatro equipes, com as cores amarela, vermelha, azul e verde, caracterizados por fitas e pinturas no rosto e sendo coordenado por um monitor (bolsista).

Abaixo estão citadas as atividades realizadas na gincana:

Atividade 1 (Nome e Grito de guerra): Os alunos deveriam criar um nome e um grito de guerra para a equipe.
    

Atividade 2 (Corrida do Saco):O objetivo era pular com o saco até a mesa em que estavam situados os monitores da equipe, ao chegar na mesa deveriam responder a um enigma matemático e estando a  resposta correta voltariam para o local inicial, e assim sucessivamente para os demais participantes.


Atividade 3 (Estimativa): Nesta atividade os grupos deveriam estimar as quantidades dos objetos propostos. Cada grupo receberia os objetos a estimar por 2min, após o objeto deveria ser repassado para outra equipe, até completar o rodízio. Os objetos estimados foram: recipiente com água, um pote contendo giz de cera, uma pasta contendo folhas A4, um pote contendo feijões. 
 

Atividade 4 (Equilíbrio de Peças):Foram dadas peças feitas em mdf com um ou dois furos e lápis de cor, tendo por objetivo empilhar o máximo de lápis possíveis nas peças em 2min.
   

Atividade 5 (Complete a História):Foi entregue aos grupos um cartaz e dez palavras, onde eles deveriam completar o texto com tais palavras.
   

Atividade 6 (Dança da cadeira): Até os dez primeiros participantes a dança da cadeira ocorreu normalmente como conhecemos, a partir dos dez últimos participantes, ao parar a música eles deveriam retirar a pergunta colada atrás da cadeira e levar até o grupo, ao responder correto os alunos voltavam e sentavam nas cadeiras e assim sucessivamente.

Atividade 7 (Tangram): Participaram três integrantes de cada grupo. Os alunos deveriam montar os quebra cabeças propostos, sendo eles formando um L, coração e o tangram oval. 
 

Considerações Finais:
 Através deste trabalho recebemos comentários positivos por parte do diretor e equipe pedagógica da escola e também a nossa própria satisfação de realizar corretamente nosso trabalho e perceber a alegria das crianças. Segundo os comentários dos professores, o dia da matemática foi um evento marcante para o colégio. Como professores em formação ficamos gratificados, pois não há nada que pague o prazer de poder contribuir significativamente para a comunidade escolar e carregar experiências únicas como essa. 

Segue abaixo algumas fotos extras da gincana. 

Professores: Vagner e Lauren

Alunos da Manhã


Professor Vagner e Aluno Wesley (7° ano)

Aluna 7° Ano período da Manhã: Tangram Oval

Equilíbrio de Peças
















Perguntas Corrida do Saco


Organização do nome e grito de guerra




Professores Bolsistas da Escola: Lauren
Professores bolsistas que nos auxiliaram neste dia: Jean e Aline



 
Equipe Completa (Professores Bolsistas):
Lauren, Vagner (Vestido de Malba Tahan para representar o dia da
Matemática em homenagem ao professor Júlio César)
Jean, Aline, Cintia e Ana Paula.










Professoras: Lauren e Ana Paula



Alunos Período da Tarde