terça-feira, 30 de maio de 2017

DIA DA MATEMÁTICA - 05/05/2017


Dia da Matemática: O reinado das ciências Exatas

O dia da matemática no Colégio Estadual Castro Alves foi desenvolvido pelos bolsistas da escola Ana Paula Willms Capra, Cintia Bernardi, Lauren Isabely Cavali e Vagner Boese, e os bolsistas voluntários Jean, Aline e Félix que nos auxiliaram nas atividades, sob orientação da professora supervisora Evonete Olivo Badia. Foi desenvolvido em dois turnos, no período da manhã das 8h30 às 11h40 e no período da tarde das 14h30 às 17h20, com turmas de ensino fundamental do 6º ao 9º ano. As atividades foram realizadas em forma de Gincana, onde os alunos foram aglomerados no ginásio da escola. As turmas foram divididas em quatro equipes, com as cores amarela, vermelha, azul e verde, caracterizados por fitas e pinturas no rosto e sendo coordenado por um monitor (bolsista).

Abaixo estão citadas as atividades realizadas na gincana:

Atividade 1 (Nome e Grito de guerra): Os alunos deveriam criar um nome e um grito de guerra para a equipe.
    

Atividade 2 (Corrida do Saco):O objetivo era pular com o saco até a mesa em que estavam situados os monitores da equipe, ao chegar na mesa deveriam responder a um enigma matemático e estando a  resposta correta voltariam para o local inicial, e assim sucessivamente para os demais participantes.


Atividade 3 (Estimativa): Nesta atividade os grupos deveriam estimar as quantidades dos objetos propostos. Cada grupo receberia os objetos a estimar por 2min, após o objeto deveria ser repassado para outra equipe, até completar o rodízio. Os objetos estimados foram: recipiente com água, um pote contendo giz de cera, uma pasta contendo folhas A4, um pote contendo feijões. 
 

Atividade 4 (Equilíbrio de Peças):Foram dadas peças feitas em mdf com um ou dois furos e lápis de cor, tendo por objetivo empilhar o máximo de lápis possíveis nas peças em 2min.
   

Atividade 5 (Complete a História):Foi entregue aos grupos um cartaz e dez palavras, onde eles deveriam completar o texto com tais palavras.
   

Atividade 6 (Dança da cadeira): Até os dez primeiros participantes a dança da cadeira ocorreu normalmente como conhecemos, a partir dos dez últimos participantes, ao parar a música eles deveriam retirar a pergunta colada atrás da cadeira e levar até o grupo, ao responder correto os alunos voltavam e sentavam nas cadeiras e assim sucessivamente.

Atividade 7 (Tangram): Participaram três integrantes de cada grupo. Os alunos deveriam montar os quebra cabeças propostos, sendo eles formando um L, coração e o tangram oval. 
 

Considerações Finais:
 Através deste trabalho recebemos comentários positivos por parte do diretor e equipe pedagógica da escola e também a nossa própria satisfação de realizar corretamente nosso trabalho e perceber a alegria das crianças. Segundo os comentários dos professores, o dia da matemática foi um evento marcante para o colégio. Como professores em formação ficamos gratificados, pois não há nada que pague o prazer de poder contribuir significativamente para a comunidade escolar e carregar experiências únicas como essa. 

Segue abaixo algumas fotos extras da gincana. 

Professores: Vagner e Lauren

Alunos da Manhã


Professor Vagner e Aluno Wesley (7° ano)

Aluna 7° Ano período da Manhã: Tangram Oval

Equilíbrio de Peças
















Perguntas Corrida do Saco


Organização do nome e grito de guerra




Professores Bolsistas da Escola: Lauren
Professores bolsistas que nos auxiliaram neste dia: Jean e Aline



 
Equipe Completa (Professores Bolsistas):
Lauren, Vagner (Vestido de Malba Tahan para representar o dia da
Matemática em homenagem ao professor Júlio César)
Jean, Aline, Cintia e Ana Paula.










Professoras: Lauren e Ana Paula



Alunos Período da Tarde





Nenhum comentário:

Postar um comentário