terça-feira, 30 de maio de 2017

PROJETO: "ALGORITMO DA DIVISÃO DE EUCLIDES COMO FERRAMENTA PARA JUSTIFICAR A NÃO DIVISÃO POR ZERO EM MATEMÁTICA"

OBJETIVO: Rever conceitos de divisão euclidiana, fenômenos periódicos, aritmética dos restos, múltiplos e divisores. Assim o intuito é levar aos alunos atividades e aulas diferenciadas, através de discussões, vídeos aulas, exercícios instigantes na metodologia de resolução de problemas, para que os mesmos consigam construir conjecturas próprias, concluindo o porquê da não divisão por zero em matemática.

METODOLOGIA: O trabalho foi aplicado com a turma de 9º ano no período contra turno. O mesmo foi planejado nos meses de setembro e outubro, sendo aplicado nos dias 09 a 23 de novembro de 2016, totalizando três encontros, e teve continuidade nos dias 23 de março à 20 de abril de 2017, tendo assim finalizado por finalizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: 
     Particularmente o tema nos pareceu muito interessante, pois nós como professoras em formação sempre buscamos resposta de como poderíamos explicar a um aluno se caso me perguntasse o porque não podemos dividir um número por zero de forma matemática, simples e convincente. Desta forma a proposta acarretou grande entusiasmo por parte das bolsistas. Outro ponto a destacar é trabalharmos com conceitos já vistos pelos alunos, conceitos muitas vezes mal formulados, mas que através do projeto poderão sanar algumas dessas dúvidas pertinentes. E o que importa é que os alunos construam e concluam a própria conjectura.
      Apesar do conteúdo ser conhecido pelos alunos, os mesmos apresentam dificuldades nos conceitos. Os exercícios são curiosos, e trabalham com exemplos e através dos exemplos leva à formalização, o que possibilita o aluno enxergar que são necessárias as formalizações em matemática para que usemos para todo caso e não restrito em apenas uma exemplo.
      Acredito que este projeto teve grande enriquecimento profissional, pois até mesmo ao professor formando esta é uma dúvida que se mantem. Além disso podemos acompanhar o entendimento que o aluno esteve construindo durante o projeto.             










Nenhum comentário:

Postar um comentário