OBJETIVO: Rever conceitos de divisão
euclidiana, fenômenos periódicos, aritmética dos restos, múltiplos e divisores.
Assim o intuito é levar aos alunos atividades e aulas diferenciadas, através de
discussões, vídeos aulas, exercícios instigantes na metodologia de resolução de
problemas, para que os mesmos consigam construir conjecturas próprias,
concluindo o porquê da não divisão por zero em matemática.
METODOLOGIA: O
trabalho foi aplicado com a turma de 9º ano no período contra turno. O mesmo foi planejado nos meses de setembro e
outubro, sendo aplicado nos dias 09 a 23 de novembro de 2016, totalizando três
encontros, e teve continuidade nos dias 23 de março à 20 de abril de 2017, tendo assim finalizado por finalizado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Particularmente
o tema nos pareceu muito interessante, pois nós como professoras em formação
sempre buscamos resposta de como poderíamos explicar a um aluno se caso me
perguntasse o porque não podemos dividir um número por zero de forma
matemática, simples e convincente. Desta forma a proposta acarretou grande
entusiasmo por parte das bolsistas. Outro ponto a destacar é trabalharmos com
conceitos já vistos pelos alunos, conceitos muitas vezes mal formulados, mas
que através do projeto poderão sanar algumas dessas dúvidas pertinentes. E o
que importa é que os alunos construam e concluam a própria conjectura.
Apesar
do conteúdo ser conhecido pelos alunos, os mesmos apresentam dificuldades nos
conceitos. Os exercícios são curiosos, e trabalham com exemplos e através dos
exemplos leva à formalização, o que possibilita o aluno enxergar que são
necessárias as formalizações em matemática para que usemos para todo caso e não
restrito em apenas uma exemplo.
Acredito que este projeto teve grande enriquecimento profissional, pois até mesmo ao professor formando esta é
uma dúvida que se mantem. Além disso podemos acompanhar o entendimento que o
aluno esteve construindo durante o projeto.
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